Cáritas Brasileira divulga Plano de Contingência para enfrentar a pandemia de coronavírus no Brasil

Institucional

Diante da pandemia, a Cáritas Brasileira organizou um conjunto de orientações e procedimentos a serem adotados pelas equipes

Publicação: 01/04/2020

Diante da grave crise sanitária que afeta grande parte dos países do mundo, e considerando as medidas das autoridades mundiais de saúde, diante da pandemia de coronavírus, a Cáritas Brasileira organizou um conjunto de orientações e procedimentos a serem adotados por toda a Rede Cáritas para o enfrentamento à pandemia de coronavírus no Brasil.

As medidas são implementadas nos escritórios nacional e regionais, nas entidades membro e também se estendem às equipes dos projetos em execução pela Rede Cáritas no período de 17 de março a 06 de abril de 2020, data em que será avaliada novamente a evolução da pandemia no Brasil.

Seguindo as recomendações do Grupo de Trabalho da Cáritas Internacional para coordenação das ações de enfrentamento da pandemia de coronavírus, as medidas estão organizadas em três eixos de intervenção: medidas de sensibilização da população e das equipes, medidas de resposta à emergência sanitária e medidas de incidência e articulação.

Entre outros aspectos o Plano de Contingência da Cáritas Brasileira traz recomendações e orientações para: medidas de prevenção, cuidados com as equipes, recomendações para campanhas de arrecadação, para atendimento à migrantes e refugiados e pessoas em situação de rua, além de recomendações para a  incidência política.

O Plano de Contingência também foi motivado pelas orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Ministério da Saúde, no que se refere à prevenção e contensão da COVID-19.

Conheça integralmente o Plano de Contingência da Cáritas Brasileira para enfrentar a pandemia de coranavírus AQUI