COLABORE

Teaser Orinoco: histórias e vivências de empatia e integração entre Brasil e Venezuela

Projetos

Cáritas Brasileira apresenta prévia de curta-metragem do projeto direcionado a migrantes e refugiados

Publicação: 17/02/2020


Por Evilene Paixão - Comunicação Cáritas Diocesana de Roraima



Adriana Duarte, na direção de câmera e fotografia da La Mochila Produções, gravando com os beneficiários nas instalações da Igreja Nossa Senhora da Consolata.


A Cáritas Brasileira, por meio do projeto humanitário Orinoco: Águas que atravessam fronteiras, financiado pela Agência para o Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (USAID/OFDA), está produzindo um documentário institucional com o objetivo de dar visibilidade às ações que o projeto está desenvolvendo desde sua implementação – em julho de 2019. O projeto Orinoco conta com construções de estruturas de Wash (água, saneamento e promoção de higiene), direcionadas a famílias migrantes, refugiadas e brasileiras, que vivem em situação de extrema vulnerabilidade, principalmente, em situação de rua.

As imagens do documentário estão sendo captadas tanto na capital Boa Vista, quanto na cidade fronteiriça de Pacaraima, no estado de Roraima, no extremo Norte do Brasil. A atividade é coordenada pelo setor de comunicação da Cáritas e pela agência de comunicação La Mochila Produções, empresa integrada por profissionais venezuelanos.

Uma prévia da produção do curta-metragem pode ser verificada no Teaser. Segundo a assessora de comunicação da Cáritas Brasileira, Tainá Aragão, a produção completa será lançada no final do projeto. Ela destaca que o recurso audiovisual é uma ótima maneira de contar uma experiência vivida por um grupo de pessoas, pois, aproxima, cria empatia e principalmente, sensibiliza.

“O documentário do projeto Orinoco extrapola o viés institucional, pois é a tentativa de narrar e dar visibilidade a uma multiplicidade de experiências, de histórias de acolhimento, que merecem ser contadas e replicadas. Tanto as histórias dos beneficiários, quanto as da equipe que constrói cotidianamente um projeto humanitário. O vídeo completo apresentará outra versão do contexto migratório, mais empático, solidário e integrador”, explica a assessora.   

Entre os registros do documentário, serão exibidos fragmentos da construção das instalações, nas Igrejas católicas Santo Agostinho e Nossa Senhora da Consolata, em Boa Vista, além da construção das instalações no Centro de Formação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Pacaraima. 

Além das estruturas, o curta-metragem descreve os momentos significativos de migrantes que vivem em situação de rua, e passam a ter mais espaço de cidadania por meio das estruturas construídas pelo projeto. Além disso, mostrará a importância de um simples banho com água limpa, assim como a acessibilidade de água potável para o consumo, para garantir saúde e mais qualidade de vida. 

Assista: 


Tag